quarta-feira, 14 de julho de 2010

Eis o Homem novamente

O que há comigo e aquele meu vício por leitura? E aquela sede por livros?

Será que uma tela vai conseguir vencer um livro? Não quero isso, quero conseguir ler como antigamente. Não entendo, ultimamente não consigo ler nada. Começo a ler um livro, canso, demoro muito, não tenho mais concentração. Tenho visto mais filmes, séries e programas de TV do lido livros. Que preguiça é essa? - Pensei ser porque estava lendo só filosofia, não consegui terminar Zaratustra ou A República. Tentei ler Hermann Hesse (O caderno de Sinclair), esse consegui por sinal, e amei. Depois de Zaratustra, tomei abuso de enjôo de Nietzsche, fiquei tão frustrada que não quis mais lê-lo. A República é muito chata e cansativa, como todo o diálogo de sábios, em algumas partes são interessantes, em outras chego a perder o fio da meada. Depois pensei em ler literatura nacional, tentei Fogo Morto de José Lins do Rego, e não passei da primeira página. Ainda tentei depois Lira dos Vinte Anos, só consegui ler os sonetos que o título me chamava atenção. Pensei em ler algum romance como os da minha mãe, só pra ver se me prendia mais, algo como Danielle Steel, Nora Roberts ou Jane Austen. Claro que escolhi Jane Austen, e comecei Orgulho e Preconceito, cheguei até a página 73 ou coisa assim, como já sabia a história e já tinha assistido o filme, me deu preguiça de terminar, pois o livro tem 392 páginas. Passei uma semana sem ler livro algum, só lendo a Super Interessante e a Caros Amigos ( a do mês passado veio ótima) . E ontem, enquanto esperava a chuva passar de manhã, olhei para os livros que não li ainda, enfileirados e tristes. E vi Ecce Homo de Nietzsche, não sei o que me fez querer ler, talvez a vontade de entender Nietzsche, saber como ele escreveu aqueles seus malditos livros que me deixavam confusa e chateada. (Quanta verdade um homem pode aguentar?). Não posso dizer que concordo com Friedrich N. nas loucuras e no que ele chama de "verdade" e "mentira" , posso afirmar que ele foi genial, e que ainda tento entender e não me chatear com o jeito que ele diz que está tudo errado. Espero que Ecce Homo me prenda. para que meus olhos voltem a apreciar as palavras como antes, e deixe as imagens um pouco de lado.

Eis o homem: Nietzsche novamente.

3 comentários:

  1. Olá :)
    Fiquei feliz com a sua visita ao meu blog. Pois é, você também sofre desse mal e por isso deve saber como é ruim. Mas no meu caso é com mais intensidade mesmo!
    Ah, apareça mais vezes mesmo. E escreva mais vezes também, eu gostos dos teus textos.
    Agora tá com tempo de entar mais na internet? rs

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Caramba, a tua casa parece ser uma biblioteca! E você parece ser uma pessoa bem inteligente :)
    Confesso que identifiquei com esse texto, quase nunca consigo terminar um livro também...
    Tava lendo dois e parei na metade, ou um pouco antes, e agora eu to tentando terminar outro. Mas espero que eu consiga terminar todos que eu pegar pra ler, e você também. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. ESSE É O HOMEM! \o/

    Pior que eu tô assim, filhota... =/
    É o Mal DESSE século. ¬¬'

    ResponderExcluir

Tenho preguiça de ler comentários.