quinta-feira, 10 de setembro de 2009

The Shining e Machado de Assis

Uma das cenas que mais me intrigou em O Iluminado (1980)

Passei um dia inteiro pensando nessa cena depois de assistir o filme. Eu realmente não havia entendido como essa cena se encaixaria no filme, e isso me deixou muito apavorada. Segundo filme de Kubrick que assisto e mais um para me fazer pensar tanto. Depois que eu já havia esquecido, veio como uma luz o significado dessa cena. É algo bem machadiano, é como se Kubrick nos fizesse questionar, quem realmente era louco. Como se pudessemos entender a história da nossa forma, ele nos deixa essa cena pra interpretarmos do nosso jeito. Típico de Machado de Assis, pois pra quem já leu Dom Casmurro, ou ao menos já ouviu falar, será mesmo que Capitu era traídora? Ou será que Bentinho era paranóico, um ciumento descontrolado? Afinal de contas, é ele que conta a história, Machado nos passa essa dúvida que gera tantos debates. Acho que o mesmo se dá com O Iluminado. O que me faz admirar mais ainda esse filme brilhante. Mas essa é uma das poucas cenas que têm o que falar. Vez ou outra eu trarei mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenho preguiça de ler comentários.